Engenharia de Telecomunicações e Informática

Uma garantia de futuro

ETI

“A Engenharia da Internet” é assim que pode ser conhecida a Engenharia de Telecomunicações e Informática, um curso recente, mas um dos mais importantes num futuro próximo, onde o mundo gira à volta da internet. Com a chegada da “Internet of things” (um mundo onde tudo o que nos rodeia, está ligado à rede) e com a utilização que existe atualmente dos telemóveis, a importância dos engenheiros de redes é cada vez maior e são precisos cada vez mais.

Situados no Polo Tecnológico do Taguspark, em Oeiras, a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática do Instituto Superior Técnico é o Curso onde se juntam a Informática, a Eletrotecnia e as Telecomunicações, três áreas que até aqui não se cruzavam, são agora essenciais juntas para o futuro e o desenvolvimento da Internet.

Sendo um dos poucos cursos do país com 100% de empregabilidade na área, as principais saídas para um Engenheiro de ETI são a gestão e o planeamento redes de telecomunicações, a programação de aplicações móveis, multimédia e na cloud, a arquitetura de redes de computadores, a projeção e gestão de sistemas de informação e bases de dados para a web, entre outras.


Página oficial da Licenciatura
Página oficial do Mestrado


Casos de Sucesso:

Diogo Mónica, acabou o Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática e recebeu convites para estagiar na Google e no Facebook. Fazendo o impensável, recusou e acabou por integrar a equipa da Square, empresa recém-formada na altura, que fornece um software que permite o pagamento com cartões através de dispositivos móveis. Diogo foi chefe da equipa de segurança da empresa. Em Março de 2015 integrou a equipa da Docker, na área da segurança.

Rui Costa fundou o IEEE Academic, uma plataforma de aprendizagem online que disponibiliza vídeos com conteúdos educativos com a colaboração dos professores da instituição. Atualmente trabalha na Veniam, uma startup portuguesa que atualmente tem sede em Silicon Valley, onde faz parte da equipa responsável pelo desenho e desenvolvimento da Cloud da Veniam.

Cristina Fonseca e Tiago Paiva acabaram o curso em 2011 e, não ficando satisfeitos com as propostas que lhes eram feitas, decidiram concorrer a um concurso de uma empresa americana onde tinham que desenvolver uma aplicação que permitisse um serviço telefónico através da web. Aqui nasceu a Talkdesk, uma startup que permite a um cliente criar um callcenter na Cloud. Atualmente, a Talkdesk tem sede na California e em Portugal.